Skip to content

O Brasil das castas e cotas

abril 10, 2014

Os normais não terão vez nem voz

 

Primeiro vieram as cotas para negros, para índios, para pobres nas Universidades Públicas. De outro lado, com base no mesmo raciocínio, surgem os que clamam por respeito aos nordestinos, aos homossexuais, aos evangélicos. Já gritam os portadores de deficiência física, que já nem admitem ser tratados como tal.

Até políticos condenados por desvio de bens públicos pleiteiam direitos aviltados na aplicação das penas e angariam defensores.Também clamam os sem terra, os sem teto, os atingidos por flagelos os mais diversos, mas cada um em sua pequena casta, individualizadas as demandas, se acotovelam os excluídos de toda espécie. 

Por fim, já é Lei a reserva de um percentual de vagas em concurso público para uma determinada minoria racial. É o precedente para que as demais minorias logo exijam paridade. Exigirão o direito de serem tratadas desigualmente, mas em defesa da igualdade. Uma igualdade falaciosa, paternalista, placebo social a manter os excluídos na eterna dependência e longe de serem sujeitos da própria emancipação.

Todos querem ser tratados como iguais, mas exigem respeito a sua diferença. Assim, damos um passo atrás a cada conquista que parece ser benéfica a um grupo. A totalidade da sociedade se vê obrigada a individualizar o atendimento das demandas, criando legislação tão específica, que descaracteriza o aspecto civilizatório e comunitário da mesma, em favor de um discurso que individualiza o que em si é coletivo.

Em breve, respeitando o sistema inclusivista em implantação, o síndico do Condomínio Brasil terá que atender um por um, os moradores com queixas, já que um é negro, outro é gay, velho, sem terra, judeu, loira, PNE, gordo, careca, baixinho… 

Só os “normais” não terão vez nem voz. A menos que os “normais” se sintam minoria e também passem a ser atendidos por um programa qualquer.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: