Skip to content

A quem culpar, senão a nós mesmos?

junho 6, 2014

  Logo após a explosão de violência desmedida e injustificável que temos observado nos últimos tempos, com assassinatos brutais, torturas em via pública, arremesso de vaso sanitário sobre a multidão, injeção de droga para matar o próprio filho, esfaqueamento da mãe e outras manifestações de insanidade partindo, não só das periferias ou dos guetos de pobreza, mas de todas as esferas da sociedade, não há como não se procurar uma explicação para a crescente incidência de tais atos.

     Vivemos em um país potencialmente rico, dotado de recursos naturais abundantes, mas habitado por um povo cujas raízes morais e éticas sustentam uma sociedade oportunista, hipócrita, individualista, imoral e corrupta. Não se acha entre nós um só justo, como diria Paulo aos Romanos.

     Se há oportunistas nos postos de comando, certamente foram colocados e ali mantidos pela massa hipócrita e corrupta, que ao eleger seus representantes, o faz movida por interesses pessoais, focada em demandas individuais, agindo em favor de um grupo menor, em detrimento da sociedade como um todo.

     Assim somos todos nós, em cujas mentes foi e continua sendo plantada desde a infância, a cultura do maior lucro pelo menor esforço. Sonhamos em ganhar na loteria, mas nem sempre nos lembramos de fazer a aposta.

     Não parece ser apenas um resultado proporcional do aumento da concentração da população, mas da diminuição da incidência dos efeitos sublimantes do processo civilizatório. A sociedade tem valorizado por demais os direitos individuais, ao custo do empobrecimento dos ideais coletivos.

     Assim, não há como se esperar do indivíduo, que ele mesmo, voluntariamente e sem qualquer incentivo, abdique de seus desejos em favor de todos os outros, que certamente não foram ensinados a agir da mesma forma.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: